Estando o Papa num estado que premite os primeiros pensamentos na sua sucessão, leva-nos nos também a equacionar a existência ou não de um novo estlilo ou mesmo ciclo para igreja no sentido da sua "modernização".
Eça de Queiroz afirmou em tempos que:
"Uma religião a que se elimine o ritual desaparece - porque as religiões para os homens (com excepção dos raros metafísicos, moralistas e místicos) não passam de um conjunto de ritos, através dos quais cada povo procura estabelecer uma comunicação íntima com o seu deus e dele obter favores."
Apesar de eu achar uma forma simplista de colocar as coisas, reintero que os ritos poderão ser uma forma um pouco "fria" de abordar a religião mas tornam-se necessários para a divulgação da doutrina, pois só de uma forma organizada se pode transmitir a mesma precavendo a sua adulteração. Mas contudo face á grande revolução cultural das sociedades, onde o inviduo se depara com uma dose maciça de informação e "habitou-se a filtrá-la", dando-lhe uma noção de pensamento livre que deriva para uma crença na sua própria verdade, como afirma Eduardo Prado Coelho no Público- "As crenças não desapareceram, mas são escolhas pessoais que escapam à lógica das igrejas. (...) Cada um pega apenas nos aspectos que lhe dizem alguma coisa e deixa de lado o resto. Acredita em Deus, mas não vai à missa. Casa pela Igreja, mas não lhe passou pela cabeça chegar virgem ao casamento. Vai ouvir o Papa, mas acha que o aborto pode ser um recurso em determinadas circunstâncias"
Será necessário por parte da religião um nova forma de abordagem para com os seus seguidores, pois o seu objectivo é ou deveria ser sobretudo a transmissão da mensagem "divina", neste sentido penso que alguns dogmas e rituais terão que ser revistos, pois a sua existência por si só não se traduz numa mais valia mas possivelmente um entrave á angariação ou mesmo permanência dos seus seguidores.
E como eu acho que a religião um instituição necessária; pois até Einstein afirmou que -"A ciência pode apenas determinar o que é, não o que deve ser..." e enfrentando o mundo moderno um crise de valores (não querendo plagear Paulo Portas), eu acho que esta evolução da(s) igreja(s) será tanto um mais valia para ela como para a sociedade em geral!
Just...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home